Universal chama Eucaristia de “Pão do Mal” em folheto distribuído aos seguidores

Texto atualizado às 18h22] Em um  ato que escandalizou fieis da Igreja Católica, a  Igreja Universal do Reino de Deus  comparou a Eucaristia ao “Pão do Mal”. A hóstia para os católicos não apenas simboliza, mas é o Corpo de Cristo, o centro da Fé da Igreja fundada por Jesus Cristo e que perdura na história há mais de dois mil anos. 

O fato que chocou os católicos aconteceu na cidade de Taquaritinga no Estado de São Paulo. Em um envelope distribuído pela Seita aos seus seguidores é orientado a fazer uma espécie de simpatia: pegar uma hóstia, colocá-la em lugar visível até o dia determinado quando deverá ser levada para uma reunião da seita.

Em comunicado em nome das cinco  paróquias da cidade, os padres se disseram escandalizados. “Esta associação simbólica é um fato abominável que nenhum cristão católico pode aceitar calado se ama sua fé e adora a Nosso Senhor Jesus Cristo presente no sacramento da Santa Eucaristia“. Por sua vez, em nota encaminhada ao blog, a Igreja Universal do Reino de Deus nega o fato. “Esclarecemos que o citado folheto não traz qualquer referência à hóstia e não faz nem remota ligação desse símbolo católico como ‘pão do mal”.

A postura da Universal segundo a nota dos padres ameaça a boa convivência. “É certo que todos temos a liberdade e o direito de expressão, mas chegamos ao limite do inaceitável, que ameaça a boa convivência entre pessoas de distintas crenças a partir do momento que nos escandaliza, bem como a todo o nosso povo, ofendendo a nossa sensibilidade religiosa. Os símbolos, doutrinas e costumes católicos são sagrados e, portanto, devem ser respeitados”.

No texto da IURD é afirmado que a instituição repudia ataques à fé alheia. “Na verdade, repudiamos com veemência qualquer ataque à fé ou às crenças dos adeptos de qualquer religião, até porque são os fieis da Igreja Universal do Reino de Deus as maiores vítimas do preconceito religioso no Brasil”.

Confira a íntegra da nota da Universal

Com referência à postagem “Universal chama Eucaristia de ‘Pão do Mal’ em simpatia distribuída aos seguidores”, publicada no blog Ancoradouro do jornal O Povo, esclarecemos que o citado folheto não traz qualquer referência à hóstia e não faz nem remota ligação desse símbolo católico como “pão do mal”.

Na verdade, repudiamos com veemência qualquer ataque à fé ou às crenças dos adeptos de qualquer religião, até porque são os fieis da Igreja Universal do Reino de Deus as maiores vítimas do preconceito religioso no Brasil.

Aliás, é o mesmo tipo de preconceito que transborda do texto assinado pelo Sr. Francisco, utilizando expressões como “simpatia” e “seita”, que tentam zombar e diminuir dos milhões de adeptos da Universal em todo o mundo.

Solicitamos que estes esclarecimentos sejam publicados na íntegra no blog Ancoradouro, com urgência.

Atenciosamente,

UNIcom: Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

Confira a íntegra da nota dos padres de Taquaritinga

Nós, presbíteros da Igreja Católica Apostólica Romana, presente nas cinco paróquias da cidade de Taquaritinga:

Paróquia São Sebastião,
Paróquia São Francisco,
Paróquia Santa Luzia,
Paróquia Sagrada Família de Nazaré e
Paróquia São Pedro Apóstolo de Guariroba,

Em comunhão com o nosso Bispo Diocesano, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB e com todos os presbíteros e diáconos da Diocese de Jaboticabal, repudiamos a atitude da Igreja Universal do Reino de Deus, de Taquaritinga, de utilizar o símbolo católico da hóstia e associa-lo ao símbolo do “pão do mal”.

Esta atitude escandalizou muitíssimos fiéis católicos, que viram nos dizeres que acompanham o símbolo da hóstia uma mensagem subentendida de que a Eucaristia – sacramento de vida eterna instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo – é algo negativo e maléfico que deve ser trocado por um tal “pão da vida”.

Esta associação simbólica é um fato abominável que nenhum cristão católico pode aceitar calado se ama sua fé e adora a Nosso Senhor Jesus Cristo presente no sacramento da Santa Eucaristia.

É certo que todos temos a liberdade e o direito de expressão, mas chegamos ao limite do inaceitável, que ameaça a boa convivência entre pessoas de distintas crenças a partir do momento que nos escandaliza, bem como a todo o nosso povo, ofendendo a nossa sensibilidade religiosa. Os símbolos, doutrinas e costumes católicos são sagrados e, portanto, devem ser respeitados.

Reafirmamos a nossa fé na presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia, que consagramos justamente servindo-nos do símbolo da hóstia. A Eucaristia, hóstia Santa, é o verdadeiro “Pão da Vida”.

Nessa fé, que vem dos Apóstolos através dos séculos, convidamos a todos os cristãos católicos que reafirmem sua crença que o “senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós’. Fazei isso em minha memória” (1Cor. 11, 23-24).

 

18 thoughts on “Universal chama Eucaristia de “Pão do Mal” em folheto distribuído aos seguidores

  1. Como posso respeitar pessoas que nem em no me Deus oram pois se vivessem como Jesus mandou amaria o teu próximo como a ti mesmo, os pastores dessa seita querem tirar o foco deles pois a lavagem de dinheiro da mesma ainda não foi esquecido, que o Senhor Jesus possa ter misericórdia dessas pessoas e que seu Corpo e Sangue que recebemos possa nos fortalecer contra essa heresia

  2. Olha que precipitação de blog em fazer uma matéria dessa.
    Faz o seguinte vão um dia e vistam a igreja universal do reino de Deus, e vejam se tem algum preconceito religioso.
    Engraçado que ninguém fala, que a igreja universal do reino de Deus vem fazendo nos presídios.
    Por que não vai em um presídio, onde a igreja universal está, faz uma materia lá. Vejam se tem preconceito ou não.
    Péssimo levantar essa calúnia contra igreja universal.
    Que Deus te abençoe abundantemente!!!

  3. Que Deus tenha piedade de quem fez essa campanha, porque isso é uma falta de respeito com o Nosso Sagrado.

  4. Católico deve ser BOM não BOBO, dizia nosso querido Padre Florenseo…
    Os dirigentes da Igreja Universal precisam rever suas desculpas, pois qualquer pessoa sabe o que é uma Hóstia,
    Pode não ter sido autorizado tal procedimento, mas o saquinho que foi entregue como pão do mal é uma ofensa SIM ao Santíssimo Sacramento Católico,
    E quanto as maiores vítimas de preconceito religioso na grande realidade somos nós católicos que vemos por diversas vezes nossas Igrejas invadidas, danificadas, saqueadas e pichadas.
    Somos nós católicos que vemos por diversas vezes nossos santos, nossas imagens e nossos símbolos sagrados serem desrespeitados e ultrajados.
    Pois bem agora a Igreja Universal sabe o que é uma Hóstia e portanto como não são a favor de perseguição e preconceito religioso peço não voltem a usar a Hóstia em seus cultos.
    Já agradeço,

  5. Oração reparadora ao Santíssimo Sacramento

    Divino Salvador Jesus! Dignai-vos baixar um olhar de misericórdia sobre vossos filhos, que reunidos em um mesmo pensamento de Fé, Reparação e Amor, vêm chorar a vossos pés suas infidelidades e a de seus irmãos, os pobres pecadores!
    Possamos nós, pelas promessas unânimes e solenes que vamos fazer, tocar o vosso divino Coração, e dele alcançar misericórdia para o mundo infeliz e criminoso e para todos aqueles que não têm a felicidade de vos amar!

    Daqui por diante, sim, todos nós vo-lo prometemos:

    Do esquecimento e da ingratidão dos homens,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Do abandono em que sois deixado no santo Tabernáculo,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Dos crimes dos pecadores,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Do ódio dos ímpios,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Das blasfêmias que se vomitam contra vós,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Das injúrias feitas à vossa divindade,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Dos sacrilégios com que se profana o vosso Sacramento de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Das imodéstias e irreverências cometidas em vossa presença adorável,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Da tibieza do maior número de vossos filhos,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Do desprezo que se faz de vossos convites cheios de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Das infidelidades daqueles que se dizem vossos amigos,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Do abuso de vossas graças,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De nossas próprias infidelidades,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Da incompreensível dureza de nossos corações,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De nossa longa demora em vos amar,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De nossa frouxidão em vosso santo serviço,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Da amarga tristeza em que sois abismado pela perda das almas,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Do vosso longo esperar às portas de nossos corações,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    Das amargas repulsas de que sois saciado,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De vossos suspiros de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De vossas lágrimas de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De vosso cativeiro de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!
    De vosso martírio de amor,
    Nós vos consolaremos, Senhor!

    Oração:

    Divino Salvador Jesus, que de vosso Coração deixastes escapar esta queixa dolorosa: “Eu procurei consoladores e não os achei”, dignai-vos aceitar o pequeno tributo de nossas consolações e assistir-nos tão poderosamente com o socorro de vossa graça que, para o futuro, fugindo cada vez mais de tudo o que vos poderia desagradar, nos mostremos em tudo, por toda a parte e sempre, vossos filhos, os mais fiéis e devotados.

    Nós vo-lo pedimos por vós mesmo, que sendo Deus, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém!

  6. Olha já fui católica e conheci a hóstia, mas apenas quando entrei para a igreja universal do reino de Deus é que conheci a verdadeira fé, a fé em Deus nao em santos. A igreja universal não é uma religião é um lugar para todos que querem encontrar a Deus, a igreja universal recebe todos os dias pessoas de diversas religiões, pessoas que querem receber a verdadeira salvacao. Pastores e bispos não medem esforços para ajudar quem precisa, não me arrependo de ter trocado. Deus abençoe a todos

  7. MAIS UMA VEZ, A MÁFIA PERIGOSA, QUE TRABALHA NAS REDES SOCIAIS/INTERNET, PARA ESPALHAR AS DISCÓRDIAS ENTRE AS PESSOAS, NO TOCANTE À FÉ, ENTROU EM AÇÃO. LAMENTÁVEL!!! NÃO É A PRIMEIRA E NÃO SERÁ A ÚLTIMA VEZ QUE FARÃO ESSE TIPO DE COISA. COM A INTENÇÃO MALICIOSA, PEGARAM UM DESTES PANFLETOS QUE NORMALMENTE A IGREJA OFERECE ÀS VÁRIAS PESSOAS NAS RUAS, E USARAM DESTA FORMA GROTESCA. TRABALHEI NESTA CAMPANHA E, EM MOMENTO ALGUM, SE FALOU NA HÓSTIA. FOI USADO UM PEDAÇO DE PÃO SIM, MAS SEM NENHUMA MENÇÃO À HÓSTIA (NEM DE LONGE). O PROPÓSITO APRESENTADO FOI PARA ABENÇOAR AS PESSOAS. POR QUE AGEM DESSAS FORMA? QUAL A INTENÇÃO DE ESPALHAR ÓDIO ENTRE OS OUTROS NA INTERNET/REDES SOCIAIS? DE ONDE VEM ESSE TIPO DE COISA? E POR QUE? SERIA MUITO BOM QUE, ANTES DE SE ACREDITAR EM TAIS ABSURDOS QUE SE POSTAM EM RELAÇÃO À UNIVERSAL, AS PESSOAS DEVERIA PESQUISAR AS FONTES, AS INTENÇÕES E SÓ AÍ EXPOR AS SUAS REAÇÕES. DO CONTRÁRIO, ESTARÃO SIMPLESMENTE COMPROVANDO COMO É FÁCIL MANIPULAR OS OUTROS COM NOTÍCIAS SEM FUNDAMENTO, MALICIOSAS E TENDENCIOSAS. NO FINAL, QUEM INVENTA E ARMA TUDO ISSO, FICA DE CAMAROTE ASSISTINDO AS REAÇÕES MERGULHADAS NAS DISCÓRDIAS. ESSA É A INTENÇÃO DESSA MÁFIA PERIGOSA.

  8. Realmente se partiu deles ou não, agora não importa o que eles precisam fazer e pedir desculpas aos católicos pois foram nós que fomos prejudicados.Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

  9. Os integrantes da Universal já apareceram em peso para justificar ou injustificável e defender ou indefensável. Foi um ato de intolerância SIM. Ao invés de pedir desculpas, vem com essa conversa mole e esfarrapada que não convence ninguém. Quem semeia ódio é esta seita.

  10. Os integrantes da Universal já apareceram em peso para justificar o injustificável e defender o indefensável. Foi um ato de intolerância SIM. Ao invés de pedir desculpas, vem com essa conversa mole e esfarrapada que não convence ninguém. Quem semeia ódio é esta seita.

  11. Povo de Deus da Diocese de Jabuticabal, diante deste fato que estes ignorantes da universal publicaram, com relação ao Sagrado vocês não pode deixar de procurar a promotoria publica de vossa cidade e entrar com uma representação contra estes doentes mentais, só assim eles passam a respeitar aquilo que é valorizado pelos Católicos.

  12. Gente! que absurdo esta matéria. Em nenhum momento o panfleto se referiu a referida hóstia!!! Onde nós chegamos com o jornalismo??!!!

  13. até quando seremos vítimas dessas igrejolas de fundo de quintal que só faz milagre com dinheiro alheio.

  14. Já chegaram aqui com o papinho de coitados deles…kkk. São os famosos lobos em pele de cordeiro.

    Máfia perigosa é seita de vocês com a lavagem de dinheiro que rola aí dentro. A daqui de perto de casa é mais conhecida como casa da moeda. Por que será?

    Verdadeira salvação passa looooonge daí.

  15. Vá à IURD das “Sessões de Descarrego” e mais, que não passa de uma seita pentecostalista com cultos similares a centros espíritas e receba o verdadeiro pão que o diabo amassou com as patas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *