“Senti o chamado”, conta arquiteta que fez Obra de Arte em homenagem à Aparecida

Fortaleza ganha mais uma obra de Arte através da Igreja. Desta vez um painel que ficará instalado na Capela do Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana de Fortaleza a pedido de seu pároco Padre Clairton Alexandrino por ocasião dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O blog conversou com a autora da Obra Dora Rodrigues de São Bernardo Pessoa, arquiteta e urbanista, pela Universidade Federal do Ceará.
Dora São Bernardo.
Blog Ancoradouro – Em que consiste a Obra?
Dora São Bernardo – O painel consiste em dois paineis, cada um medindo seis metros de largura . O da direita  e mais importante por ter a peça  em resina para receber a imagem peregrina tem em torno de cinco metros de altura e o da esquerda, do lado dos vitrais, em torno de três metros de altura.
Ao centro, arcebispo de Fortaleza com a imagem peregrina de Aparecida.
Blog Ancoradouro – São feitos em qual material?
Dora São Bernardo – São paineis  em pastilhas de vidro em três  tons de azul sugerindo ser as águas do rio Paraíba do sul onde a imagem foi encontrada,e sugerindo a rede de pesca que tirou a imagem do fundo do rio. Usei um material sintético, como uma pedra de mármore branco sem veios, cortado em formato de peixes bem juntos e em várias posições de movimento.
Imagem peregrina que será entronizada na Capela. Este registro foi feito no shoping Parangaba por ocasião da peregrinação Rota 300.
 Blog Ancoradouro – O que influenciou e porquê a escolha desses materiais?
Dora São Bernardo – Usei resina, que e um material moldável, para ilustrar o sol e a lua.O dourado para simular o brilho amarelo do sol. E o branco para ilustrar a lua. Para ilustrar o brilho das estrelas cristais iluminados por trás usei pastilhas de vidro que desenham a água do rio onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada. Este painel veio pronto de São Paulo em placas com pré-definição da posição de assentamento. Com o brilho do vidro das pastilhas vi como representar o brilho das águas do rio.
Blog Ancoradouro –  A obra em rica em elementos bíblicos, como a senhora os  dispôs no Painel?
Dora São Bernardo – Do lado direito da Capela, acima dos tons de azuis, pastilhas na cor branca com miscelânea de pastilhas douradas a sugerirem o céu com brilho de estrelas. No meio deste céu a peça de resina dourada sendo o Sol que reveste a imagem de Nossa Senhora, com a Lua de resina branca  a seus pés. Acima da imagem e fixadas no sol de resina dourada, doze  estrelas  em aço polido com cristal swarovski bem no meio coroando Nossa Senhora.
A imagem ficará entronizada em painel comemorativo.
Blog Ancoradouro – Como se deu a concepção da Obra?
Dora São Bernardo – Toda essa descrição refere-se à passagem da bíblica no livro do Apocalipse de são João que por sua vez deu origem à musica Perfeito é quem Te criou que inspirou toda a Obra.
Blog Ancoradouro – Qual a repercussão desta obra na sua vida?

Dora São Bernardo – Tudo começou na missa de domingo ao meio dia na catedral. Padre clairton Alexandrino solicitou na missa os serviços de um arquiteto para fazer uma peça para colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele queria fazer essa obra para celebrar os 300 anos da retirada da imagem do fundo do rio. Imediatamente senti o chamado. Com o dom da criação  que Deus me deu ,e que me trás muita felicidade à minha vida, sabia que podia ajudá-lo. Então me ofereci para esse projeto. Senti que estava no lugar certo na hora certa.

Blog Ancoradouro – Qual sua relação com Maria, a Mãe de Jesus?
Dora São Bernardo – Sempre me senti filha do coração de Jesus, e sempre chamei por Maria nos momentos que me senti insegura. Sempre chamei por ela e pedi para ela acalmar meu coração nos momentos de medo e ansiedade.
 Blog Ancoradouro – O que espera que esta obra transmita aos visitantes?
Dora São Bernardo – Desejo que este painel  faça brilhar  os olhos e o coração de cada um que ao vê-lo se sinta acolhido pelo amor da Mãe. E que possam entender as graças que Nossa Senhora pode trazer para a vida de cada de pessoa que busque viver nesse amor.

2 thoughts on ““Senti o chamado”, conta arquiteta que fez Obra de Arte em homenagem à Aparecida

  1. Que Deus seja louvado em sua vida. E ele te abençoe poderosamente. Que a senhora sirva como espelhos para muitos; uma pessoa de coração lindo e com certeza tem agradado o coração do nosso Deus. Te amo muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *