Patrimônio em risco] Vândalo depreda Igreja Matriz de Viçosa do Ceará

Fiéis católicos da cidade de Viçosa do Ceará, localizada a 283 Km de Fortaleza,  estão consternados com mais um caso de vandalismo contra a Igreja Matriz da cidade e a Igreja do Céu, ponto turístico do município. Um indivíduo invadiu as Igrejas, pichou paredes e quebrou  imagens históricas. 

Vândalo destrói imagens
Vândalo destrói imagens. Foto: reprodução site Ratificando

De acordo com o site Ratificando, o homem atende pelo nome de Evaldo Tavares e é reincidente. Ano passado atacou a Igreja de São Francisco, também em Viçosa do Ceará, onde destruiu a imagem do santo padroeiro. Ao Ancoradouro, o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, padre  Antônio Justino do Nascimento, disse que o homem foi preso, “mas não sabe até quando”. 

O sacerdote não teve contato com Evaldo mas intui que “louco ele  não  é”. O padre também desconhece se o vândalo é membro de alguma denominação religiosa. “Sei que católico ele não é”, assevera. O portal Ratificando o identifica como evangélico. “Acredito que nem os evangélicos querem tê-lo como membro”, comenta Padre Justino.

vicosa03
Imagem: reprodução site Ratificando

“Na cidade, as pessoas ficaram extremamente abaladas”. O padre confirmou que a Igreja do Céu não fechará, mas revelou que sua preocupação é com a Matriz, “Igreja que guarda o patrimônio artístico-religioso mais antigo do estado do Ceará com 315 anos de fundação”.

vicosa01

Ouça a íntegra da entrevista

Mais sobre Viçosa do Ceará (Fonte: IBGE) 

História Religiosa:

A história religiosa de Viçosa do Ceará inicia com a chegada dos jesuítas Luís Figueira e Francisco Pinto, Provindos de Pernambuco no ano de 1607. Anos depois em 1656, Pe. Antônio Ribeiro e Pedro Pedrosa Fundam a missão jesuítica, missão fortalecida, em 1660, com a visita de Pe. Antônio Vieira.

Em 1700 os jesuítas, em pleno trabalho de catequese com os indígenas, construíram a magnífica igreja de N. S. da Assunção. Em 18 de maio de 1759, a missão foi encerrada com a expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pompal.

Pontos Turísticos:

Igreja do Céu.
Igreja do Céu.

Igreja do Céu: Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, biblioteca, banheiros, área de estacionamento, palco para shows, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário.

 

2 thoughts on “Patrimônio em risco] Vândalo depreda Igreja Matriz de Viçosa do Ceará

  1. Estamos vivendo num tempo de especial atividade satânica, vandalismos de toda espécie, ou de forma surda, noutros mais patente, e que aparenta ter se apossado de muitas pessoas, principalmente quem adentra para o espiritismo ou para as similares seitas protestantes, as pentecostalistas, que são esoteristas, a quase totalidade das seitas, já que as antigas tradicionais estão praticamente sufocadas por essas, embora também sejam todas alienantes e relativistas.
    Mesmo países em que adotam o satanismo de um regime comunista, de ódio aa Deus, a si e ao próximo, caso Brasil, o trechinho abaixo de La Salette esclarece bem o tempo presente, caso dos vandalismo e roubos de Hóstias Consagradas para cultos satânicos; tudo está muito piorado; as manifestações de Satã no momento só não as percebe quem não quiser, já estiver caído na sedução do pecado ou já dominado pelo diabo por uma possessão surda.
    “No ano de 1864, Lúcifer, juntamente com um grande número de demônios, será solto do inferno. Eles vão pôr fim à fé pouco a pouco, mesmo naqueles que se dedicam a Deus. Eles irão cegá-los de tal maneira que, a menos que recebam uma graça especial, essas pessoas irão assumir o espírito desses anjos do inferno; várias instituições religiosas perderão toda a fé e perderão muitas almas. Livros maus serão abundantes na terra e os espíritos das trevas espalharão por toda parte um relaxamento universal em tudo que concerne ao serviço de Deus”.
    Hoje o poder do Senhor Deus Todo Poderoso é desafiado publicamente sob múltiplas formas, como exaltação do pecado como virtude e adesão ao mal por certos sacerdotes que deveriam serem seus servidores, sem constrangimentos, à vista de todos; não bastam?

  2. Isso é verdade, mais só quem pode nos dar a certeza destes acontecimentos são as Escrituras Sagradas ,não o homem.
    em apc. capitulo 17:1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
    2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
    3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres.
    4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; , nos revela sobre o anticristo, está claro. Daniel 8: 25 Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem.

    quando lemos não precisamos de homens com suas filosofias vãs, fabulas e superstições, para alienar as pessoas simples e humildes, todos esses são anticristos vive uma mentira dizendo que é verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *