Papa Francisco recebe Shalom em audiência privada

Um encontro  inesquecível para membros da Comunidade Católica Shalom. Nesta manhã de segunda-feira um grupo de três mil peregrinos participou de  audiência privada com o Papa Francisco na Sala Paulo VI. Entre bispos e cardeais estiveram presentes ao encontro o Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro e o Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos. 

Papa Francisco abraça Moysés Azevedo, fundador do Shalom.

O encontro começou com uma palavra do fundador do Shalom, Moysés Azevedo,  ao Papa. Na ocaisão, Moysés contou um pouco do seu testemunho que se confunde com as origens da comunidade. Tudo começou com a escolha de Moysés pelo então arcebispo cardeal Lorscheider para oferecer um presente ao Papa João Paulo II por ocasião de sua vinda a Fortaleza em 9 de julho 1980 para o X Congresso Eucarístico Nacional. Moysés teve a inspiração de escrever uma carta oferecendo sua vida em favor dos jovens, da Igreja e da humanidade. 

Dia história para Comunidade que nasceu em Fortaleza.

Maria Emmir Nogueira, Cofundadora, falou sobre a diversidade de estados de vidas do Shalom, a experiência missionária e comunitária do Carisma. Juntos se colocaram à disposição da Igreja e renovaram a oferta de vida em um novo envio missionário.

Emmir Nogueira falando ao Papa Francisco.

O Papa lhes dirigiu uma palavra, respondeu a perguntas dos jovens e brincou com os presentes. Sua Santidade falou sobre a importância da transmissão do carisma às gerações futuras. “É preciso passar a herança, o carisma, a vivência interior de vocês. Um dos desafios que este mundo nos pede é o diálogo entre os jovens e os idosos. Os jovens necessitam escutar os idosos para ouvir a sabedoria que chega do coração e os impulsiona adiante. Animem-se neste diálogo, que é promessa de futuro.”

Participaram representantes de todas as missões do Shalom presentes no Brasil e em outros 29 países.

Ao final, uma brincadeira com o fundador do Shalom, Moysés Azevedo: “Ao responder esta última pergunta fiquei com uma dúvida: Moysés é jovem ou idoso?” “Sou como o Senhor, Santo Padre”, respondeu Moysés, enquanto os integrantes da Comunidade gritavam “jovem”.

O Papa Francisco ainda falou sobre a necessidade de vencer o egoísmo. “A cultura em que vivemos é muito egoísta, tem uma dose muito grande de narcisismo. O narcisismo produz tristeza, porque significa maquiar a alma todos os dias. É a doença do espelho. Quebrem os espelhos, jovens”.

Confira íntegra da audiência do Papa Francisco com o Shalom

Convenção Shalom 35 anos 

Na parte da tarde, a Comunidade abre o Congresso Internacional de Jovens Shalom com a Santa Missa às 16h na Basílica de São João de Latrão. No dia 5 de setembro, o Congresso segue com palestras, shows, momentos de oração, além de pregação do fundador da Comunidade a partir das 9h, no Auditorium della Conciliazione em Roma. A missa será presidida pelo Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

Frei Raniero Cantalamessa. Fotos: Fernando Maia da Cunha.

No dia 7, a Convenção vai até Assis, a 130 quilômetros de Roma. O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, ministra palestra para os participantes, a partir das 14h30, na Basílica papal de São Francisco. No dia 8, a programação se volta para a Liturgia Mariana pela Festa da Natividade de Nossa Senhora, a partir das 13h30, na Basílica Santa Maria Maior, em Roma. No dia 9, com conclusão do evento, um novo envio missionário através da pregação do padre francês Daniel-Ange com o tema “O Espírito Santo te envia à missão” e missa presidida pelo Cardeal Lorenzo Baldisseri, a partir das 9h, na Basílica de São Paulo fora dos muros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *