Moysés Azevedo,Fundador da Comunidade Shalom Ministra Conferência no Vaticano

 Na manhã de quinta-feira,25, o X Fórum Internacional de Jovens, promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos teve seu início com a celebração eucarística na solenidade da Anunciação. Logo, em seguida, os participantes tiveram uma palestra sobre o tema “A vida como vocação” com o consultor do Pontifício Conselho para os Leigos e fundador da Comunidade Shalom, o brasileiro, de Fortaleza, Moysés Azevedo.

A partir de seu testemunho pessoal, o fundador da Comunidade Shalom, contou como Deus o alcançou desde sua infância, passando pela adolescência e juventude, onde fez seu encontro pessoal com Jesus Cristo em um retiro de jovens. Recordando esta experiência, Moysés afirmou: “foi a primeira vez que compreendi que a felicidade não era somente uma palavra, uma idéia, mas uma pessoa: Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz (…) Ele veio me encontrar e através das dores e alegrias de minha vida me alcançou pessoalmente e me chamou para segui-lo. E foi seguindo-o que pude encontrar a paz”.

O palestrante destacou que “diante do sagrado dom da vida, podemos compreender que a nossa vida não é fruto do acaso. Esta descoberta é fundamental e somente através dela podemos encontrar o verdadeiro sentido e a finalidade de nossa existência.”

O fundador do Shalom colocou especial acento sobre a importância de levar a sério o discernimento da própria vocação, pois os jovens de hoje só poderão ver e tocar Jesus através de seu corpo vivo, que é a Igreja, ou seja, os jovens precisam encontrar em outros jovens verdadeiros discípulos de Jesus.

Moysés prosseguiu sua conferência, dando o próprio testemunho de como através da Igreja em sua juventude pode dizer sim a Deus e oferecer sua vida pela evangelizaçao de outros jovens, para estes conheçam a felicidade que de graça ele já havia recebido. Nesse sentido, fez uma comovida recordação de seu encontro em 9 de julho de 1980 com João Paulo II no Estádio do Castelao, em Fortaleza, por ocasião do ofertório de uma missa do Congresso Eucaristico Nacional daquele ano.

“Toda vocação cristã é uma vocação ao amor” – afirmou o palestrante, por isso, explicou como em todos os estados de vida (matrimônio, celibato consagrado ou sacerdócio) os vocacionados são chamados a uma particular vivência do amor.

“A verdadeira vida e felicidade se encontram somente quando, por amor a Deus e aos outros, nos esquecemos de nós mesmo e ofertamos a nossa vida” – continuou Moysés Azevedo.

“A santidade é o endereço seguro – ressaltou – da verdadeira vida e da verdadeira felicidade. Vida e felicidade que não consistem em um caminho sem dor, mas que por amor de Cristo e dos outros, sabe abraçar a dor com amor, tornando a dor fecunda e fonte de vida” – afirmou.

O conferencista desta manhã de quinta-feira abordou ainda alguns critérios para um bom discernimento vocacional: uma sincera amizade com Deus, a retidão de coração e um olhar externo, um acompanhamento maduro e que respeite a liberdade interior do vocacionado.

Moysés recordou como toda a vida cristã é uma relação esponsal com Cristo, o esposo da Igreja, desde o nosso batismo. Em seguida, analisou os três grandes chamados, matrimônio, celibato consagrado e sacerdócio como via de santidade e amor esponsal a Cristo.

Por fim, o fundador da Comunidade Shalom convidou todos os jovens a abandonarem o medo de tomar decisões definitivas e de fazer renúncias para abraçar o melhor que Cristo tem reservado para cada um, encorajando os presentes com um sonoro: “vale a pena!”. (RD)

Plugado de Rádio Vaticana

Colaboraram:

Rafael D’Aqui

Rocélia Santos

4 thoughts on “Moysés Azevedo,Fundador da Comunidade Shalom Ministra Conferência no Vaticano

  1. O seu chamado moysés foi um chamado de Deus,e voce foi instrumento do nosso chamado, por isso somos felizes por ser shalom e te-lo com nossa maior autoridade, quanto sua nomeação para o conelho pontificio para os leigos,acredito, é só um começo, mais nomeações virão para a gloria de deus pai.

  2. Nossa como esse depoimento maravilhoso desse fundado com graça de Deus estarei nesse caminho recupera meu espírito alma com Deus mim entregar no braço dele recuperação de amor de uma que. Ensina como deus é maravilhoso ter ela nos meus braços vida eterna siguindo caminho deus pai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *