Governo Federal quer proibir religião em tratamento para viciados em droga

“Clínicas de dependentes químico, comunidades terapêuticas não poderão mais falar sobre religião”, é o que determina  a resolução federal que será editada em setembro pela presidente Dilma, da Secretaria  Nacional de Políticas sobre Drogas. Um dos autores da resolução é o titular da pasta ,Vitore Maximiliano.

Senador Magno Malta.
Senador Magno Malta.

O senador Magno Malta (PR/ES) usou a tribuna do Senado para falar sobre a resolução. ” O  Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – Conad, órgão vinculado  ao Ministério da Justiça do governo da Presidente Dilma não quer  [religião na recuperação de dependentes químicos]- Ela [Dilma]que não quer, mesmo em um país laico onde se tem a liberdade de expressão para falar de qualquer religião. As comunidades estão proibidas de incluir religião na recuperação de dependentes químicos de acordo com a resolução que o  Conselho vai baixar”, denuncia.

Ainda segundo o documento o tratamento feito nesse “tipo de comunidade é questionável pois mistura ciência médica com dogmas religiosos”. “O ideal é que o tratamento seja laico”. 

Em outro trecho a resolução determina que as Comunidades Terapêuticas “não podem explorar o trabalho do paciente além de ter um projeto de recuperação consistente”. “Então quer  dizer que em uma comunidade terapêutica que tira o cara de dentro de um esgoto com os pés mordidos por ratazanas …Quer dizer que esse cara não pode lavar o quarto onde ele dorme? Não pode cuidar da horta do sítio onde ele está? Ele não pode lavar as próprias roupas dele? Ele não pode ajudar na cozinha?“, questionou o senador.

Assista ao discurso na íntegra:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Uqp2FfToE1s#t=14[/youtube]

 

 

35 thoughts on “Governo Federal quer proibir religião em tratamento para viciados em droga

  1. Uma vez assisti um programa sobre o tema, onde conversavam profissionais de saúde (médicos e psicólogos) além de 2 evangélicos e 2 católicos, todos envolvidos com o trabalho em clínicas para recuperação de viciados em drogas. Ao final do programa apresentaram uma pesquisa estatística onde os resultados eram:
    9 entre 10 viciados tratados em clínicas puramente psiquiátricas, sem a intervenção religiosa, voltavam, em algum momento a usar drogas, ou mesmo abandonavam o tratamento.
    Por outro lado, em clínicas onde havia a presença da religião como um pilar da recuperação, 9 ente 10 viciados ABANDONAVAM O VÍCIO!
    Este programa era no Ceará, o entrevistador Monguba Júnior, falavam sobre o Desafio Jovem, da Igreja Batista, e o Volta Israel, do Shalom.

  2. Só Jesus liberta, eu creio que nenhum tratamento por mais moderno e intenso que seja, poderá superar o poder de cura, que somente em Deus se encontra!!!!!!
    Essa proibição significa uma antecipada condenação ao viciado…

  3. Eu sou um ex dependente de cocaina, e sim a muitos anos fui tratado, não em clinicas de tratamento, mas pelo poder da salvação de Cristo, não faço e nem tenho vontade, sem passar por crises de abstinência e muito menos com uso de medicamentos, tenho amigos ateus que fizeram tratamentos em clinicas com uso de medicamentos, mas estão jogados nas drogas novamente por não acreditar em Deus, pois Deus é quem cura, sempre tento ensinar que há um caminho melhor mas o fato deles não aceitarem a cura e que Deus possa curá-los eles decidem não serem curados! E realente gastam dinheiros com tratamentos sem resultados!

  4. Senador faça leis que auxiliem o povo não que destrua . Quantos dependentes vc já acolheu??? Vc já visitou alguma casa de recuperação voluntária que não ministra remédios e cura só pelo poder da oração , trabalho e amor? Não? Então sossega e vai trabalhar com coisa que melhore a situação deste povo tão sofrido .

  5. Se realmente é isso o que se pretende, o PT não sabe de nada e muito menos essa mulher, e devemos dizer que esse partido politico é do demonio, pois en qualquer lugar que vai escutar palestras de AUTORIDADES no tema, sempre dirão que FAMILIA e RELIGIÃO, ajudam na recuperação dos dependentes químicos. e olha ai, o demônio é o primeiro que se opoe a esses dois núcleos e pilares da salvação do ser humano.

  6. A palavra de Deus nos fala. Amaras teu próximo como a ti mesmo. Sera que este governo ama o seu povo. Ou seus próprios interesse.
    Vamos mostra nas urnas os nossos interesses.

  7. Acho um tanto incoerente essa matéria, sou católico, trabalho com evangelização, já trabalhei com comunidade terapêutica de confissão religiosa e com o CONEN (Conad), eles inclusive incentivam a iniciativa de comunidades religiosas pela carência de voluntários, profissionais e instituições insuficientes para a demanda social, o que eles pedem é que não obriguemos esse ou aquele dependente a se batizar em nossa igreja como parte do tratamento ou que só aceitemos pessoas de nossa religião ou igreja. Por outro lado já fizemos denúncias de pastores que aproveitavam do serviço de seus recuperandos em suas fazendas e chácaras. Isso acontece mais do que nós imaginamos…

  8. O blogueiro é mal informado ou se utiliza de má fé. O Conad é formado por diversas entidades ligadas à questão das Drogas, incluindo Conselho de Psicologia, OAB, Conselho FEDERAL de Medicina, Serviço Social, CNBB e outros. A resolução do Conad não passa pela sanção da Presidenta Dilma. Há uma determinação que as casas de recuperação tenham profissional de saúde.

  9. Esse tal Maximiliano não passa de um débil mental. Vai levar todos os viciados para tratamento em sua casa. As casas de recuperação e religiosos agradece

  10. SOCORRO POVO BRASILEIRO!!! NÃO VOTEM NESSA DESGRAÇADA PELO AMOR DE DEUS

  11. que absurdo, o brasil precisa acordar e não se deixar iludir com conversas bonitas e mentirosas de certos politicos, o senador Malta é um homem de coragem merece nossa adimiração vamos unir nossas forças e não deixar que o mal crie forças.

  12. Não acredito que essa historia esteja sendo contada inteiramente. não posso acreditar que um Governo que envia verbas para tantas entidades, venha fazer esse tipo de resolução. esse mês mesmo a Presidenta Dilma esteve em reunião com o conselho de evegelicos da Assembléia de Deus no Rio, e elogiou o trabalho feito pelas Igrejas.

  13. Sou um dependente químico em recuperação a seis amps, e não acredito na recuperação sem
    sem a conversão. Só JESUS liberta.

  14. Não sou eleitor Não sou eleitor do PT, mas eu concordo com ele. O estado ser laico é exatamente isso, nenhuma religião deve ser beneficiada em órgãos públicos.

  15. Só pra frisar, NA MINHA OPINIÃO. Os dependentes a serem tratados devem sim contribuir com os serviços diário, acho que desta forma eles estarão ocupando suas mentes e interagindo entre eles ajudando uns aos outros, e assim obtendo um pouco mais de eficácia no tratamento.

  16. Não é necessário falar em uma religião especifica,até porque tem umas e outras que exploram a infelicidade destes pobres viciados. ENTRETANTO, é necessário falar de uma força que existe além de nós,que todas chamam de DEUS,jESUS, para que viver para as pessoas drogadas,não seja um fardo pesado demais para carregar. Acredito que ter fé em algo, traz mais luz num mundo tão escuro como é do mundo dos escravos do vício. Não acho certo o estado se meter nestas questões. JÁ EXISTE MUITA SUJEIRA PARA ELES LIMPAREM NESTE PAÍS DE PICARETA. Deus tenha piedade de todos os brasileiros.MUITA PAZ.

  17. Temos como cristãos que tomar coragem e começar e lutar contra as investidas do diabo contra a igreja viva, este governo PT esta a serviço do demonio e temos que orar, falar, criticar e levar o povo cristão a uma consciência critica. O governo na tem feito, pelo contrario so
    deliberando leis que institucionalizam o mal e Só o evangelho de jesus transforma o caráter de uma pessoa.

  18. Não creio que exista recuperação, sem rendição a Deus, pois usei drogas durante trinta anos, e durante uma internação conheci a salvação por intermédio de Jesus Cristo, hoje ajudo outras pessoas que passaram pelo mesmo problema que o meu. trabalho com dependência química, já faz 4 anos, ainda não conheci uma pessoa que se recuperou sem a conversão a Cristo Jesus. Pois não basta só deixar de usar drogas, temos que ter uma direção de vida, que as leis, nem a sociedade nos trás, Só através da ética e moral que a palavra de Deus nos faz conhecer, que podemos ter uma nova vida. É muito fácil falar de drogas especialmente o crack, sem ter noção do que é esta droga em nossa vida. Só lamento por estes burocratas criarem tal resolução. Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas.

  19. ENTRE NO SITE E VEJA SE O QUE ELE ESTA FALANDO E VERDADE; A FELICIDADE DOS INTERNOS ., QUE SE TORNAM COORDENADORES DAS CASAS E RESPONSAVEIS PELA RECUPERAÇÃO DOS QUE ESTAO CHEGANDO; TIRE AS SUAS CONCLUSÕES: http://WWW.MARANATHARJ.COM

    ,

  20. Respeito muito o Senador, mas, estive olhando a Minuta de Resolução CONAD/2014, a mesma incentiva o tratamento espiritual. Quem esta falando a verdade?

  21. Não podemos concordar com essa atitude inescrupulosa de ter que abrir mão da religião para tratamento de dependente químico, existe outro nome a não ser Jesus que possa libertar. não fique calado, manifeste-se, em nome de Jesus.

  22. Eu já estou calejado de desconfiança. Quando vejo e ouço o senador Magno malta esbravejar na tribuna do Senado Federal, acusando o governo do PT (não votarei no PT), sinto cheiro de interesses financeiros. Verbas destinadas serão cortadas para essas “entidades religiosas”? Qual será o interesse do senador Malta? Será que ele realmente está preocupado com a situação da saúde do povo brasileiro? Mostrem-me algum projeto dele que trata dos hospitais públicos. Esses crentelhos adoram se mostrar, chamar a atenção do público e angariar alguns votos para a próxima eleição e alguns fiéis com uns trocados no bolso que possa ajudar na causa de “deus”. Pobre e esmoleu deus que precisa de uns trocados para manter seu paraíso limpo e cheiroso!

  23. Esse tal de Vitore Maximiliano, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, um dos autores da resolução que proíbe o uso religião em tratamento para toxicômanos, é mais um desses administradores públicos que devem, o quanto antes, ser exorcizados da vida pública antes que mais desgraças sobrevenham sobre as famílias brasileiras. Não quero acreditar que seja por má fé ou arrogância, mas por pura ignorância que esse senhor desconheça que os três pilares fundamentais para a recuperação de um drogado, além da vontade do paciente é claro, são: tratamento terapêutico, oração e trabalho conjuntamente? Uma simples pesquisa nas casas de recuperação (CCEV – Casa Comunidade Esperança e Vida -, Fazenda da Esperança, Betânia, Despertar para a Vida em em muitas outras, que sobrevivem de doações, comprovaria a verdade.

  24. A ênfase do magno malta de que a Presidenta DILMA quer. “ela quer”. Quer o quê? Pelo que tem na letra correta é que eu católico insistir em doutrinar um espírit, um crente do candomblé insistindo em levar para sua crença um evangélico….quem crer em algum ser superior, seja ele de qualquer nome, tem o direito de não querer que um outro de uma crença diferente lhe venha fazer crer que o seu ser é maior, melhor, mais….mais. Cada um no seu quadrado fi isso que a minha burrice me passou como entendimento da Resolução.

  25. EXEMPLOS:

    QUANDO UM GRUPO RELIGIOSO TOCA OU CANTA UMA MUSICA NA IGREJA EM UM CULTO, A ENERGIA INFORMACIONAL DA MUSICA (CARREGADA DE PENSAMENTOS E SENTIMENTOS, CHAMADA ENERGIA CONSCIENCIAL OU DA CONSCIENCIA) IMPREGNA A ENERGIA IMANENTE (LER MAIS ABAIXO O CONCEITO). AI VAI SE PRODUZINDO POR ABSORÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DAS ENERGIAS INTIMAS DE CADA UM UM GRANDE BOLSÃO DE ENERGIA INTANGIVEL NORMALMENTE A VISÃO OCULAR E QUE SE PROPAGA PELO AMBIENTE AUMENTANDO FORMANDO UM GRANDE ACOPLAMENTO AURICO COLETIVO.

    ESSE BOLSÃO DE ENERGIA INFORMACIONAL HUMANO PODE PRODUZIR A FALSA SENSAÇÃO DE ONIPOTENCIA, INFALIBILIDADE, ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA E A PALAVRA “DEUS”, QUANDO VAI TAMBÉM SE EXPANDINDO E CONTANGIANDO OS GRUPOS. E TAMBÉM EM MUITOS CASOS, GERANDO HISTERIA COLETIVA NÃO SADIA.

    ESSES BOLSÕES DE ENERGIA PODEM PRODUZIR EM MUITOS CASOS, EFEITOS HIPNÓTICOS INCONSCIENTES NÃO SADIOS, RELACIONADOS A ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIENCIA PELA EVOCAÇÃO E CRIAÇÃO DE CERTAS ALUCINAÇÕES E DELÍRIOS TAMBÉM MISTICOS RELIGIOSOS, ATÉ PERIGOSOS, VINCULADOS A SENTIMENTOS DE MEGALOMANIA (MANIA DE GRANDEZA); EVOCAÇÃO E CRIAÇÃO TAMBÉM DE IMAGENS MENTAIS MAIS OU MENOS FUGAZES, QUE REPRODUZEM TAMBÉM SOFRIMENTO PSÍQUICO DEVIDO AOS AUTOMATISMOS MENTAIS. EXISTE TAMBÉM COORELACIONADO O PODER DE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO DE MORFOPENSENES (VER YOUTUBE, VIDEOGLOSSÁRIO DA CONSCIENCIOLOGIA) TAMBÉM EM SONHOS ONÍRICOS.

    ESSAS FORMAS-PENSAMENTOS AO QUE SE REFERE O VIDEO CONCEITO (FONTE ACIMA) TAMBÉM PODEM SER UTILIZADOS AO NOSSO FAVOR, TAL COMO UM ARQUITETO QUE ANTES DE PROJETAR E CRIAR UMA CASA MATERIALIZANDO SEUS PROJETOS, IMAGINA ANTES OS SEUS DETALHES E OS PASSA PARA UM PAPEL OU COMPUTADOR. ALGO SEMELHANTE OCORRE ENTRE AS DIMENSÕES FISICAS E ESPIRITUAIS, SENDO O CEREBRO FISICO COMPARADO A UM “COMPUTADOR” ONDE VAMOS IMPREGNANDO VÁRIAS INFORMAÇÕES DE MAIOR OU MENOR QUALIDADE RACIONAL. MAIS UM MOTIVO PARA ORGANIZAR BEM NOSSOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS TAMBÉM EM TERMOS DE USO DE MAIOR PONDERAÇÃO RACIONAL, VERFICAÇÃO E REVERIFICAÇÃO COM CUIDADO DE VÁRIAS VERDADES ACERCA DE NOS MESMOS E DO UNIVERSO QUE NOS CERCA.
    EXEMPLOS: ALGUNS RELIGIOSOS ENSINAM QUE SÓ CONSEGUIRÁ SUPERAR O VÍCIO DE DROGAS PELA ACEITAÇÃO DE VÁRIOS DOGMAS DE FÉ POR CONVERSÃO RELIGIOSA, OU PELO BATISMO OU OUTRA LÓGICA RADICAL EQUIVOCADA.

    , OU PELO BATISMO OU OUTRA LÓGICA RADICAL EQUIVOCADA. O PROBLEMA É QUE MUITOS DOGMAS DE FÉ SE TORNAM VULNERABILIDADES PSICOLÓGICAS QUE PREJUDICAM A SAÚDE MENTAL TAMBÉM A MÉDIO E LONGO PRAZO COMO EFEITO COLATERAL PREJUDICANDO O USO DO RACIOCÍNIO MAIS LÚCIDO ASSOCIADO A EXCESSIVA DEPENDENCIA PSICOLÓGICA A DETERMINADOS BOLSOES DE ENERGIA INFORMACIONAL. MUITOS ACABAM SUBSTITUINDO UM VICIO PSICOLÓGICO DA DROGA POR OUTRO ASSOCIADO AOS CAMPOS INFORMACIONAIS RELIGIOSOS. MISTURA-SE ENTÃO CIENCIA COM DOGMAS RELIGIOSOS SEM CIENCIA SEGURA FLEXÍVEL A MUDANÇAS SADIAS. EU ENTENDO QUE O IDEAL É QUE O TRATAMENTO SEJA LAICO EVITANDO PROFILATICAMENTE (EVITAÇÃO) VÁRIOS DESSES EFEITOS COLATERAIS NOCIVOS A MEDIO E A LONGO PRAZO, ASSOCIADO A ESSES CONTÁGIOS ENERGÉTICOS INCONSCIENTES DESSES BOLSOES DE ENERGIA. MUITOS DESSES BOLSOES DE ENERGIA INFORMACIONAL RELIGIOSA HIPNOTIZAM GERANDO FANATISMOS E SENTIMENTOS DE MEGALOMANIA BASEADA TAMBÉM EM INTOLERANCIA E VIOLENCIAS TAMBÉM PSICOLOGICAS INCONSCIENTE, ALÉM DE OUTROS TIPOS DE VIOLENCIA COMO A CULTURAL E AUTOVIOLENCIA. EIS SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE IDÉIAS RADICAIS ASSOCIADOS A ESSES CAMPOS INFORMACIONAIS:
    “SÓ JESUS LIBERTA! NENHUM TRATAMENTO POR MAIS MODERNO E INTENSO QUE SEJA, PODERÁ SUPERAR O PODER DE CURA DE DEUS E DE JESUS. SOMENTE EM DEUS (CRISTÃO EVANGELICO, CATÓLICO, ISLAMICO, ETC…) SE ENCONTRA ESSA CURA!!!!”
    “QUEM PROIBE RELIGIAO EM TRATAMENTO PARA VICIADOS AUTOMATICAMENTE ESTÁ ANTECIPANDO A CONDENAÇÃO DOS VICIADOS”.
    “ATEUS QUE FIZERAM TRATAMENTOS EM CLINICAS COM USO DE MEDICAMENTOS ESTÃO JOGADOS NAS DROGAS NOVAMENTE POR QUE NÃO ACREDITAM NO DEUS EM QUE EU ACREDITO, POIS SÓ ELE QUEM CURA. SEMPRE TENTO ENSINAR QUE HÁ ESSE CAMINHO MELHOR PARA DEUS. O FATO DELES NÃO ACEITAREM A IDEIA DE QUE DEUS PODE CURA-LOS, ELES NÃO SÃO CURADOS. POR ISSO GASTAM DINHEIRO COM TRATAMENTOS SEM RESULTADOS.”

  26. ESSAS FALÁCIAS LÓGICAS REPRESENTAM VULNERABILIDADES PSICOLÓGICAS QUE AFETAM A HONESTIDADE INTELECTUAL E A LIBERDADE DE RACIOCÍNIO MAIS AMPLO, SADIO E IMPORTANTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EVOLUTIVA. MUITAS IDÉIAS RELIGIOSAS AINDA DEFENDEM MENTALIDADES PERTENCENTES A IDADE MEDIEVAL CONTRIBUINDO COM ATRASOS A MENTALIDADE NA CONDIÇÃO HUMANA EM MUITOS MOMENTOS NÃO APENAS DA HISTÓRIA DO PASSADO, MAS AINDA NOS DIAS DE HOJE. SUGIRO LER O LIVRO DO PROFESSOR MARCELO DA LUZ: “ONDE A RELIGIAO TERMINA? EDITARES”.

  27. A religiao tem idade medieval?? … que baba ovo da midia em… Nem deve ser religioso pra poder saber oque fazemos na igreja … Deus salva o homem e cura o homem quero ver o governo fazer alguma coisa que nao de dinheiro como salvar um pessoa das drogas… O pt nao faz.. Porque nao da dinheiro… A sua mentalidade é medieval… Nem conhece historia

  28. E como ficam essas clínicas que mandam os ex-internos pedir dinheiro nos ônibus circulares?
    Ganham do governo para recuperá-los e depois os usam para angariar dinheiro?
    Mentem que é para o tratamentos dos internos, quando o governo já os paga.
    Vai lá ver se o “dono” da clínica não anda de carrão do ano, vai.
    Tem clínica que manda os caras pedirem até em outros estados.

  29. AJUDA DO GOVERNO DESDE QUANDO? CONVERSA FIADA, ELES NÃO RECEBEM AJUDA DE NINGUÉM, CORRETO PROJETO SO SE FOR PRAS NEGAS DE QUEM APOIA, NUNCA VI TANTA GENTE SEM NOÇÃO NESSE MUNDO JESUS!!!O QUE ESSE POVO QUER MEXENDO DO QUE ESTA DANDO CERTO, DEVE SER FALTA DO QUE FAZER MESMO.
    VAO CRIAR LEIS QUE BENEFICIAM AO POVO QUE E MELHO PRA VOCES, SO CRIAM LEIS QUE BENEFICIAM OS BANDIDOS E OS MENORES DELINQUENTES, ENQUANTO OS PAIS DE FAMILIAS E QUE FICAM COMO BANDIDOS, PORQUE AS CRIANCINHAS DELINQUENTES NAO PODEM SER TOCADAS. AIAI, DEVERIAM ERA CRIA PENAS MAIS SEVERAS PARA ESTUPRADORES, BANDIDOS QUE COM 12 ANOS JA SABEM MUITO BEM O QUE ESTAM FAZENDO, SE NAO SABEM PORQUE A TENDENCIA DELES E SO PARA O LADO DO QUE NAO PRESTA PARA O LADO DO MAL. VAO PROCURAR TOMAREM VERGONHA NA CARA DE VOCES QUE É MELHOR SEUS LADRÕES FILHA DE UMA EGUA.

  30. Ao comentario do max probst neto. Eu te conheço e tu eis uma baita de um sacana tortura seus pacientes ainda vem paga aqui de politicamente correto?tem coragem de falar de deus ainda se ponha no seu lugar rapaz toma vergonha nessa cara e começe a tratar seus pacientes bem ta ai enfermo e n sabe o que ta acontecendo a mao de deus pesa neguimm te cuida ai pelas quebrada otario

  31. Fonte: “LEI QUER PROIBIR QUE RELIGIÃO PARTICIPE DE TRATAMENTO DO DEPENDENTE QUÍMICO – MAGNO MALTA. Blogdelinks”: https://www.youtube.com/watch?v=Uqp2FfToE1s#t=14
    Para o senador Magno Malta. Aguardo resposta: ffbjunior@gmail.com

    Priorizar demais o uso do corpo emocional (ou das emoções e ilusões) via sentimento de fé (confusão entre aparência e realidade) prejudica o desenvolvimento do corpo mental (raciocínio; crítica sadia; filtro crítico informacional; lucidez pessoal; autonomia do pensar) e a autoconscientização multidimensional (ver Projeciologia), o que com o tempo também prejudica a saúde mental e novamente a saúde emocional e de outros corpos (paliativo).

    Solicito que estudem de forma não apenas teórica os diversos efeitos nocivos colaterais ligados ao aprisionamento mental, ligado as religiões e uso de distorções de pensamento (catastrofização; raciocínio emocional; polarização ou pensamento dicotômico; abstração seletiva; minimização ou maximização; imperativos; inferência arbitrária; personalização; outro) por inflexibilidade de raciocínio pelo sentimento de fé (ainda que confortante temporariamente). E temas como: coodependência emocional; neuroses obsessivas fóbicas; transtornos de ansiedade; pânico; ver: síndrome do trauma religioso; esquizofrenias; parapsicose pós-mortem (parapatologias) (Projeciologia):

    Fonte: “Por que existem tantos espíritos vagando no astral”:
    https://www.youtube.com/watch?v=CquF9Wq1dSQ

    “Só Jesus (poderia ser também “Espírito Santo”, “Deus”…) (investigar: Projeciologia e membros de sociedades extrafísicas também criminosas com base não apenas na leitura dos textos bíblicos) pode mudar (criar problemas para vender soluções aparentes) sua vida” (pensamento dicotômico; catastrofização; inferência arbitrária); “Saíram de lá lavados no sangue (ver: uso abusivo da metáfora; falácia lógica) de Jesus”. “Se não for com Jesus não tem jeito.”.

    “Na catastrofização a pessoa prevê o futuro negativamente sem considerar outros resultados mais prováveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *