Congresso Católico, Virtual e gratuito, começa hoje

O evento gratuito é uma resposta ao pedido de Papa Francisco a
católicos do mundo inteiro: uma adesão consciente à Cultura do
Encontro.

conacat
Com 42 palestrantes e sete dias de duração, o Congresso Nacional Católicos Online  Conacat) – Todos pela Cultura do Encontro, que acontece entre os dias 11 a 17 de agosto, inteiramente gratuito, será o primeiro evento dessa natureza organizado completamente online, no Brasil.

A curadoria do Conacat fica por conta do jornalista Wagner Moura e tem o apoio pessoal do vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, o evento irá ajudar a Casa de  Amparo Frei Galvão, em Nilópolis (RJ) e Associação Guadalupe, São José dos Campos (SP), instituições que acolhem mulheres grávidas em situação de risco social.

Após a transmissão gratuita, as palestras serão vendidas para quem desejar contribuir com as iniciativas sociais que receberão 50% do valor da venda. Wagner Moura participou como membro convidado do Vatican Blog Meeting, encontro mundial de blogueiros, promovido pela Igreja Católica, em 2011, no Vaticano, Roma – primeiro evento do gênero promovido pelo Vaticano.

Após amadurecer a ideia de um evento capaz de reunir jovens brasileiros por meio da internet, Wagner idealizou o Conacat inspirado ainda no que aprendeu durante o Vatican Blog Meeting e fomentar uma maior participação católica na internet, com formação adequada.

O principal objetivo é servir de auxílio para o protagonismo leigo, com foco na formação dos que desejam evangelizar na prática nesse novo continente digital. Por isso, convidei  sacerdotes e leigos de reconhecida atuação na Igreja, em diversas regiões do Brasil e do mundo. Se um católico tem o desejo de evangelizar, mas não  têm como viajar para participar de encontros como esse, levamos esses palestrantes ao encontro de quem deseja formação”, explica Wagner Moura, idealizador e organizador do Conacat, que pretende com o evento ajudar a promover a Cultura do Encontro estimulada pelo Papa Francisco.

Todos os convidados tiveram como critério de escolha o reconhecimento no protagonismo evangelista em suas comunidades, regiões ou atuação nacional nas áreas da comunicação, política, artes, design e evangelização de jovens. “Esse será um congresso muito importante, com temas de interesse para todos que trabalham com a evangelização. Eu aconselho os que puderem a participar!”, recomenda o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, em vídeo-convite para o Conacat divulgado nas redes sociais do evento.

Alguns dos palestrantes do Conacat.
Alguns dos palestrantes do Conacat.

Entre os palestrantes confirmados estão o teólogo e professor, Felipe Aquino, e padre Joãozinho, scj  sacerdote dehoniano autor de 10 discos e 47 livros, conhecido no Brasil inteiro pela atuação na música e na direção pastoral. Além deles, integra o time de palestrantes o padre John Wauck, professor da Escola de Comunicação e Igreja, da  Universidade de Santa Cruz (Pontificia Università della Santa Croce), Roma (PUSC-Roma) e presidente do Comitê Organizador do Seminário “The Church Up Close: Convering Catholicsm in the Age of Francis” (A Igreja em foco: Cobrindo o catolicismo na era Francisco”), seminário que acontecerá em setembro desse ano, em Roma, voltado para jornalistas que cobrem a Igreja Católica.
SERVIÇO

O quê? 1° Congresso Nacional Católicos Online (Conacat) – Todos pela
Cultura do Encontro

Período? 11 a 17 de agosto de 2014

Inscrições: www.catolicoemrede.com.br

Página Social: www.facebook.com/congressoonline

Investimento: inscrição e participação inteiramente gratuita. Após o
evento, serão vendidas palestras para quem desejar adquirir e 50% da
renda será destinada a benfeitorias da Casa de Amparo Frei Galvão, em
Ninópolis (RJ) e Associação Guadalupe, São José dos Campos (SP), instituições
que acolhem mulheres grávidas em risco social. As presidentes dessas
iniciativas são Doris Hipólito e Mariângela Cônsoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *